sexta-feira, 11 de junho de 2010

O que é Lira?


A lira é um instrumento de cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica. O gênero de instrumento a que pertence a lira terá tido o seu alvorecer na Ásia, inferindo-se que terá entrado na Grécia através da Trácia ou da Lídia. Enquanto que os primeiros intérpretes, heróicos, e aqueles a quem se reconhecem melhoramentos no instrumento eram das colônias da Iónia, da Eólia ou da costa adjacente ao império Lídio, os mestres propostos pela mitologia grega eram Trácios: Orfeu, Museu e Tamíris.

Logo, a lira na literatura, como é o exemplo da obra Marília de Dirceu, era uma poesia cantada utilizando-se desse instrumento.

A estrutura da obra é a seguinte:

O poema é dividido em 3 partes. A primeira, com 33 "liras", com refrões guardando certa similitude entre si. A segunda, de 38 liras, possivelmente escrita na prisão, revela um teor menos referente à amada.

Obs: A obra completa já está disponível na página DOWNLOADS

Boa sorte nas apesentações!
^^

12 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiii eu amei me ajudou mtttttt

    ResponderExcluir
  2. tava mesmo querendo sabe o que e uma lira ja que a professora ta me cobrando o que e kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ó!!!!!Como estou grato por sua explicação ...

    ResponderExcluir
  4. Krai melhor artigo de todos, vai tomar no cu. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. foda pra koroi puta q pariu me ajudou a passarde ano

    ResponderExcluir
  6. Precisei de mais para Português kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Estava lendo um livro e achei essa palavra. A explicação me ajudou a entender sobre o que a personagem tava falando

    ResponderExcluir